Toxina Botulínica
Toxina botulínica, se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa toxina é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos (como pés de galinha), região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela) e região do pescoço (famoso pescoço de peru).
Essas marcas de expressão podem ser causadas pela contração dos músculos do rosto durante os anos, má alimentação, envelhecimento facial, tabagismo, exposição solar inapropriada etc.
Por mais que existam cremes antirrugas e outros produtos para este fim, no entanto, por injeção, a Toxina botulínica traz resultados mais visíveis de forma mais rápida.
Em quantidades muito pequenas, em um músculo facial específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente.
Indicação
A Toxina Botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.
Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas (arqueamento) gerando um olhar mais aberto, e e claro, respeitando a anatômia de cada um. A toxina também é usada em pacientes com sorrisos gengival, ou seja, no momento do sorriso, aparece mais gengiva do que o dente. Após a aplicação causam um relaxamento na musculatura e consequentemente um sorriso mais natural e sem aparecer tanta gengiva.
A transpiração excessiva pode aliviar com injeções altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente nas axilas ou nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e os especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.
Qual a diferença entre Toxina Botulínica e PREENCHIMENTO FACIAL?
Enquanto a toxina botulínica age nas rugas menos profundas e também como paralisante muscular, o preenchimento facial é indicado para tratamento de áreas onde há rugas mais profundas, além de repor o volume facial e tratar a flacidez. A Toxina Botulínica, seria indicado para as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem no momento das mímicas faciais. Já os preenchedores seriam utilizados nas rugas estáticas, ou seja, aquelas que já estão marcadas em nosso rosto por serem mais profundas.
Quem pode receber a aplicação da Toxina Botulínica?
Não existe idade certa. Normalmente, apartir dos 20 anos de idade já podemos começar a prevenir o aparceimento de rugas (toxína botulínica preventivo) ou quando o paciente sentir incômodo com as linhas de expressão. O quanto antes começar a prevenção melhor será o resultado.
Resultados e duração
O resultado da Toxina Botulínica normalmente pode ser visto a partir do terceiro dia. Não é recomendado deitar nas primeiras 4 horas após a aplicação, também é necessario evitar atividades físicas por até 24 horas. Não pode massagear ou esfregar o local da aplicação neste mesmo período.
A duração da aplicação varia entre 3 a 4 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses. Deve existir um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, e caso esse tempo não seja seguido, há risco de o organismo desenvolver resistência ao produto, fazendo com que a toxina botulínica perca seu efeito.
Após o procedimento, podem surgir pequenos hematomas devido a introdução da agulha na pele, que pode perfurar vasos sanguíneos, mas serão logo absorvidos pelo organismo. O procedimento é geralmente bem tolerado pelos pacientes, para os mais sensíveis pode ser utilizada uma pomada anestésica ou gelo local que minimiza o desconforto local.