Preenchimento labial
O preenchimento labial é um procedimento estético para aperfeiçoar o formato dos lábios com a utilização de uma agulha ou de microcânulas, ele pode ser realizado no próprio consultório.
Esse tipo de preenchimento é indicado para pacientes que estão insatisfeitos com os sinais do envelhecimento dos lábios, que ficam naturalmente mais finos, flácidos e enrugados com o passar do tempo ou com a exposição excessiva ao sol e o tabagismo, apresentam pouco volume labial, desejam uma harmonização entre lábios e rosto, têm assimetria labial, apresentam patologias na região bucal e perderam o volume e projeção labial após a realização de algum procedimento dentário.
A técnica utiliza uma substância absorvível chamada ácido hialurônico, de um tipo específico para a região sensível dos lábios. Ou seja, é um ácido hialurônico mais maleável e suave para que não fique palpável ao toque. Dessa forma, a substância não é sentida ao comer ou beijar, por exemplo.
Um dos objetivos mais comuns do preenchimento labial é dar volume à região. Contudo, o procedimento é bastante versátil, podendo atender a diferentes queixas e ser realizado para diversos fins, como melhorar o contorno labial, realçar o filtro labial (aquela pequena depressão no lábio superior) para dar um aspecto mais jovial, aumentar a hidratação labial (feita com um ácido hialurônico ainda mais suave) para dar o efeito gloss na boca;
É recomendado que o procedimento seja realizado em pacientes acima de 18 anos. Menores podem se submeter ao tratamento desde que haja a autorização dos pais e do dentista.
Resultados
O preenchimento labial pode ser realizado para várias finalidades. Sendo assim, o resultado do procedimento dependerá do objetivo do paciente, podendo incluir lábios mais volumosos, melhor harmonização facial e hidratação.
Em geral, os resultados do preenchimento labial realizado com ácido hialurônico duram de 12 a 18 meses.
Nos primeiros dois dias depois da realização do procedimento, geralmente ocorre um inchaço significativo dos lábios, o que é normal e cede espontaneamente. Também podem aparecer equimoses, isto é, algumas manchas roxas, que por volta de 7 a 15 dias tendem a desaparecer completamente.
Após esse prazo, caso o paciente queira ainda mais volume, recomenda-se aguardar no mínimo 30 dias para uma nova aplicação de preenchimento labial. Isso é importante para que o inchaço desapareça completamente e, assim, o profissional consiga ter uma visão mais precisa da anatomia dos lábios.