Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. Seu resultado mais proeminente é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme.
Os benefícios do microagulhamento para tratamentos estéticos são inúmeros. Além disso, é bastante indicado para amenizar ou solucionar problemas na pele como cicatrizes, flacidez e até calvície.
Por ser utilizado um gel anestésico antes do procedimento, o microagulhamento é considerado indolor pela maioria dos clientes.
Para fazer o microagulhamento o paciente não deve estar com a pele bronzeada nem apresentar infecções locais. Câncer da pele na área tratada ou nas proximidades também contraindica a técnica.
Principais indicações do microagulhamento
– Cicatrizes de acne ou estria: com a técnica, a pele é perfurada criando múltiplos microcanais que estimulam a derme renovando o colágeno e a angiogênese.
– Rejuvenescimento facial: melhora a aparência envelhecida por meio de redução de rugas, combate à flacidez facial, melhora a textura da pele e aumenta a luminosidade.
– Flacidez: o microagulhamento estimula os fibroblastos a produzirem mais colágeno e elastina, restaurando a pele, que fica mais firme e saudável com essas substâncias em excesso.
– Calvície: com a criação dos orifícios, acontece o sangramento e com ele, a sinalização de plaquetas que ajudam a conter o sangramento. Com isso, inicia-se uma produção de fatores de crescimento estimulando as células a formarem o colágeno e os queratinócitos a produzirem a queratina que forma o cabelo.
– Melasma: as perfurações causadas pelas microagulhas são capazes de reduzir a pigmentação das manchas na pele. Outras técnicas associadas ao microagulhamento podem auxiliar no clareamento das manchas, acelerando a remoção do melasma.
Principais benefícios
O microagulhamento é umas das melhores técnicas quando se trata de benefícios para a pele. Afinal, como já falamos anteriormente, o procedimento tem como principal objetivo a indução de colágeno através de uma estimulação feita com microagulhas.
O tratamento melhora a aparência do rosto em vários aspectos, já que ameniza manchas, reduz rugas, linhas de expressão, entre os muitos outros benefícios do microagulhamento como os citados abaixo:
– Redução de estrias;
– Redução de manchas;
– Procedimento causa pouca dor;
– Redução de rugas de expressão
– Bons resultados em pouco tempo;
– Estímulo da produção de colágeno;
– Melhora da absorção de produtos na pele;
– Drug delivery para potencializar os resultados;
– Restaura cicatrizes, proporcionando melhor aparência;
– Angiogênese: “o processo de formação de vasos sanguíneos a partir de vasos preexistentes, que ocorre em condições fisiológicas e patológicas”, pois o microagulhamento é capaz de encontrar novos vasos.
Em torno de dois a três meses, depois do procedimento concluído os resultados começam a ser percebidos com o amadurecimento do novo colágeno. Entretanto, após duas ou quatro sessões, é possível ter uma melhora na pele de cerca de 80%.
Em geral são feitas entre três e quatro sessões de microagulhamento, com intervalos de um mês entre elas, para que a pele possa se recuperar. A quantidade de sessões necessárias e o tempo que dura o efeito do procedimento vai depender do que você está tratando.
Aliás, se a indicação é para rejuvenescimento, o procedimento deverá ser repetido a cada 30 dias. Entretanto, se o tratamento for para melasma, o tempo se torna um pouco menor. Cada sessão dura, em média, de 30 minutos a uma hora.
A necessidade de retoque vai depender da reação de cada organismo. Entretanto, com o passar dos anos, a pele sofre um processo de envelhecimento natural, que interfere na produção de colágeno. Por isso, de tempos em tempos, vale a pena realizar uma manutenção para rejuvenescer e refrescar a aparência.